O que é um funil Marketing Digital.

Para começar é conveniente explicar que o marketing digital é um conjunto de atividades para atrair, converter, relacionar e vender por meios digitais.


Possivelmente já ouviste falar em funis de marketing ou funis de vendas, apesar de serem duas coisas diferentes numa esmagadora maioria dos casos eles têm estratégias idênticas.


Um funil é um conjunto de passos ou etapas que as pessoas percorrem até chegarem ao objetivo que pretendemos, ao longo deste processo as pessoas são consecutivamente filtradas de forma atingirmos o nosso objetivo.


No topo do nosso funil atraímos as pessoas com um tema elas tenham interesse.


Depois tentamos obter o contato delas, oferecendo-lhes alguma coisa que eles queiram, por exemplo um e-book, para torna-las leads. Este passo chamamos de converter.


Assim que conseguirmos o contacto delas temos que nos relacionar com elas. Para fazer isso enviamos conteúdos que elas queiram ler, ver ou ouvir de nós. Desta forma criamos um vínculo emocional e fazemos com que elas se sintam mais próximas.


Só depois destes passos é que tentamos vender os nossos produtos ou serviços, mas o processo não acaba por aqui.


Depois de vender, vamos analisar todos os dados para encontrar pontos de melhoria e neste processo de relacionamento vamos encantar algumas dessas pessoas que serão os nossos fãs.

Este passo a passo que foi descrito acima, que vai desde o atrair até ao encantar, é o que chamamos de um funil, tem este nome porque a quantidade de pessoas que segue para o passo seguinte é sempre menor.


A título de exemplo vamos imaginar que atraímos 100 pessoas e vamos perdendo pessoas a cada passo:

- Atraímos 100

- Convertemos 80

- nos relacionamos com 60

- vendemos a 20

- 10 respondem a um inquérito de satisfação

- 3 ficam fãs

Agora deve ser mais fácil entender porque chamamos funil a este processo.

A velocidade com que uma pessoa avança no nosso funi por vezes tem a ver com o grau de conhecimento que essa pessoa têm, ou seja, se alguém está a procura de um curso de MKT digital e essa pessoa passar pelo meu funil, se calhar, compra o curso após alguns minutos depois de ser atraída.


Se alguém quere aprender a vender mais, mas nunca ouviu falar de marketing digital, possivelmente pode demorar alguns dias, até que eu consiga construir a ideia de que ela precisa de um curso de marketing, para que ela consiga vender mais, dá para entender?


E nesse contexto podemos falar nos 3 estágios de um funil em que no topo do funil estão as pessoas que estão a aprender ou estão na descoberta, podemos dizer que o meio de funil são pessoas que sabem que tem um problema e estão a procura de uma solução e o fundo de funil são pessoas que estão a procura de um produto para comprar.

Nível de Consciência

Existe um estudo do Eugene Schwartz que divide os graus de consciencia das pessoas em 5 grupos:

Toda a comunicação da nossa estratégia tem de estar alinhada com a conciência do nosso cliente.

1 - Inconsciente

2 - Consciente do Problema

3 - Consciente da Solução

4 - Consciente do Produto

5 - Totalmente Consciente

Preparar uma estretégia baseada em clientes inconscientes, geralmente faz a diferença entre trabalharmos no oceano azul ou oceano vermelho.

A importância de criar um funil

Sempre que criamos um funil, estamos a fazer um processo automático com um objetivo específico. Com isto estamos a estudar todo o processo, o que nos obriga a entender o percurso que as pessoas fazem e consequentemente a melhora-lo.


Quando crio um funil, é feito uma sequência automática de páginas e e-mails que as pessoas vão receber de forma 100% automática, ou seja, sem ter nenhuma interação humana.

Exemplo de um funil de leads

Vou tentar desscrever passo a passo como é que um funil de leads funciona sem ter interação minha.

  • Inicialmente eu faço uma publicação no facebook a dizer "ebook grátis para aprende a fazer um funil”
  • As pessoas que passarem no meu perfil e quiserem esse ebook vão clicar no link.
  • O link abre, automaticamente, uma página de inscrição, nessa página é explicado os beneficios de obter esse ebook, para as pessoas o receberem, vão ter de me deixar o nome e e-mail.
  • Quando as pessoas escrevem o nome e e-mail ficam automaticamente na minha lista.
  • Quem escreve o nome e e-mail vai receber automaticamente um e-mail meu com o respetivo ebook
  • Em casos mais avançados posso ainda colocar uma sequencia de e-mails em que, passado 3 dias vai receber outro e-mail

De notar que depois de eu preparar todo o funil, eu não faço mais nenhuma interação, e o e-mail é acrescentado a minha lista de forma automática, a pessoa recebe o e-mail e o ebook.


Dei um exemplo simples de um ebook, mas o funil pode ser de vendas, de recrutamento, ou pode ser com os mais variados objetivos.


Em muitos casos preparar um funil pode demorar várias semanas, dependendo da sua complexidade.


Exemplo de um organograma do funil de ebooks que falei agora.

Como construir um funil?

Em primeiro esquematizamos num papel todos os passos que quero que sejam dados.


Depois tenho de fazer as páginas necessárias e escrever os e-mails que preciso.


Para preparar funis ajuda se tiveres programas de criação de páginas especializados em fazer funis, como por exemplo o systeme, click funnel, klikpages, etc.


Tambem é importante ter programas de e-mails marketing como o Systeme, activecampaign, mailerlite, etc.


Tenho uma aula em que explico passo a passo, como fazer um funil de leads do zero com o systeme.io.


Vê a aula no vídeo abaixo

Se quiseres ver este funil, clica no botão abaixo, espreita como fica um funil de leads completo e a funcionar.

Espero que tenhas entendido mais sobre funis, se por acaso quiseres aprender a fazer páginas e funis, eu tenho um curso gratuito de systeme em que ensino tudo o que sei.


Para participar apenas tens de fazer o registo clicando no botão abaixo.

José Almeida

Nasci no emblemático ano de 1978, desde muito novo dizia que quando fosse grande queria estudar computação, nessa altura nem o termo informática existia. Desde que me lembro a minha vida profissional passou em volta da informática, publicidade, fotografia e marketing enquanto a minha vida pessoal andou em volta do desporto, blogs foruns e comunidades. Assim é fácil de entender no que me tornei nos dias de hoje.



Subscreve o Blog



Redes Sociais

Segue-me nas redes sociais

© Desde 2019 – José Almeida – Todos os direitos reservados | Políticas de Privacidade

Subscreve este Blog